A apenas 66 km da capital paulista, São Roque possui muita história (Sítio Santo Antônio, antiga fábrica têxtil Brasital S/A, Igrejas, Estação Ferroviária, etc.), diversão (Ski Mountain Park) e a charmosa Rota ou Roteiro do Vinho, uma estrada asfaltada com mais de 30 estabelecimentos, entre vinícolas, adegas e restaurantes.

Brasital S/A: antiga fábrica têxtil fundada em 1890 pelo industrial italiano Enrico Dell’Acqua. Na década de 1990 tornou-se um importante centro cultural constituído por prédios históricos e uma trilha ecológica denominada “Caminho das águas”.

Rota/Roteiro do Vinho: é formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima e perfaz mais de 10 quilômetros com mais de 30 estabelecimentos, entre Vinícolas, Adegas e Restaurantes, onde você pode degustar excelentes vinhos e passar bons momentos. Ainda poderá visitar as produções de alcachofras e hortaliças, trazidas pelos imigrantes europeus, que encontraram em São Roque um clima ideal para isso.

Mata da Câmara: com aproximadamente 130 hectares, a Mata da Câmara é remanescente da Mata Atlântica e constitui, junto com outras áreas verdes, a reserva da biosfera do cinturão verde da cidade de São Paulo. Em 1932 tornou-se Estação Ecológica e em março de 1999 transformou-se em Parque Natural Municipal. Além da fauna e flora, a mata possui trilhas como a do lago com cerca 4.800 metros.

Sítio Santo Antônio (Capela e Casa Grande): o valor histórico da Casa Grande e Capela de Santo Antônio pode ser atribuído a vários fatores. Desde a data de construção, em 1681, até a importância de seus ilustres proprietários: Fernão Paes de Barros, Barão de Piratininga e o escritor modernista Mário de Andrade, este último adquiriu e doou os imóveis ao Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Ski Mountain Park: o parque apresenta atrações para todas as idades e gostos, tanto para quem procura adrenalina quanto para aqueles que aprecia uma boa gastronomia e gostam de opções diferenciadas de lazer. Atrações: Pista de Esqui e Patinação, Snowboard, Arvorismo, Paintball, Arco e Fecha, Trilha, Passeio a Cavalo, Tobogã, Escalada, Teleférico e Playground. O parque está em uma das belas montanhas da cidade a 1.200m acima do nível do mar, sendo que a parte dos 320 mil/m² é de mata atlântica nativa.

Roteiro do Centro: o percurso de roteiro passa pela antiga fábrica Brasital S/A (fundada em 1890), pelas ruas da região central da cidade (Escola Bernardino de Campos (inaugurada em 1895), jornal centenário “O Democrata” (fundado em 1º de maio de 1917), Igreja São Benedito (construída por escravos em 1855), Igreja da Matriz, história do Barão de Piratininga e Estação Ferroviária (construída em 1930).
Produtos: colocar todos os passeios

IGREJAS

Igreja da Matriz: a Paróquia de São Roque tem sua origem no século XVII com a construção da primeira igreja do antigo povoado dedicada a São Roque, santo francês conhecido na Europa por ter realizado milagres em sua peregrinação de Montpellier à Roma. A Igreja da Matriz é considerada o maior templo brasileiro dedicado ao santo francês. Ela passou por muitas reformas e teve sua fachada com linhas arquitetônicas no estilo colonial barroco até o ano de 1937, quando era chamada de Matriz Velha. Depois iniciou-se uma nova construção. O interior da igreja é todo pintado e decorado com imagens estrangeiras de grande valor e com belos vitrais que contam a vida e a morte do padroeiro.

Igreja São Benedito: a Igreja de São Benedito, em São Roque, foi construída por escravos em 1855, utilizando taipa de pilão. Possui um estilo colonial típico da época.

Morro do Cruzeiro: Elevação rochosa próxima ao centro, o Morro do Cruzeiro é visitado por peregrinos e turistas. No pico do morro encontra-se uma cruz e a imagem de São Roque, o Santo Padroeiro do município.

Capela do Sítio Santo Antônio: parte integrante do conjunto arquitetônico do Sítio Santo Antônio, a Capela foi construída por Fernão Paes de Barros em 1681, e é considerada, juntamente com a Casa Grande, a mais antiga edificação construída em taipa de pilão de todo o Estado de São Paulo.
Com mais de 70 anos de tombamento concedido pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o conjunto arquitetônico Sítio Santo Antônio (Capela + Casa Grande) foi descoberto em 1937 em situação precária, onde quase metade do prédio da Casa Grande já havia ruído. Adquirido pelo escritor modernista Mário de Andrade em 1944, este doou os imóveis ao Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e exigiu apenas uma condição para tal feito: ser o zelador deste patrimônio enquanto estivesse vivo.
Inserido numa paisagem permeada por extenso gramado, lagos e grande porção de mata nativa, o conjunto arquitetônico já serviu de locação para a produção de filmes e documentários e faz parte de dois importantes roteiros turísticos do interior paulista: Roteiro Taypa de Pilão e o Roteiro dos Bandeirantes, devido à sua grande importância arquitetônica.

Passeios:

Passeio - Vinhos, História e Cultura
Passeio - História e Cultura
Passeio – Enoturismo
Passeio - Diversão, História e Cultura
Passeio - Diversão e Vinhos
Passeio – Turismo Religioso
Passeio – Pedagógico
Passeio – Festas de Agosto

Nenhum produto foi encontrado para a sua seleção.