No litoral da região sudeste do Brasil, a vegetação nativa original era predominantemente de Mata Atlântica, floresta do tipo latifoliada tropical densa e exuberante, constituída por árvores altas e copas desenvolvidas e por arbustos com bastantes galhos e folhas. Em encostas úmidas, com o desenvolvimento de cipós, samambaias, parasitas, arbustos e árvores de troncos finos e altos. Entre suas espécies arbóreas destacava-se o jacarandá.
Pequenas áreas, como a Mata da Câmara, no município de São Roque, interior paulista, guardam uma amostra da antiga floresta tropical de planalto que aqui predominou no passado.
Com aproximadamente 130 hectares, a Mata da Câmara é remanescente da Mata Atlântica e constitui, junto com outras áreas verdes, a reserva da biosfera do cinturão verde da cidade de São Paulo. Em 1932 tornou-se Estação Ecológica e em março de 1999 transformou-se em Parque Natural Municipal. Além da fauna e flora, a mata possui trilhas como a do lago com cerca 4.800 metros.

São Roque e a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo

As Reservas da Biosfera são instituídas pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Abrangem áreas consideradas de relevante interesse ambiental por abrigarem ecossistemas de grande importância, constituindo uma herança comum da humanidade.
A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo foi instituída em 1994. Distingue-se das demais Reservas da Biosfera pelo fato de visar, mais do que a proteção e sobrevivência de um determinado ecossistema, a preservação de um significativo patrimônio vegetal ainda presente no entorno da cidade de São Paulo, uma das maiores concentrações urbanas do planeta.
Integram a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo uma série de municípios situados no entorno imediato da mancha urbana central da Região Metropolitana da Grande São Paulo, nos quais a presença de cobertura vegetal é ainda significativa. O município de São Roque, que apresenta a maior parte de sua superfície ainda recoberta por vegetação de diversas categorias, contendo quantidade significativa de remanescentes de vegetação do domínio da Mata Atlântica, integra o perímetro da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde.

Passeios:

Passeio – Pedagógico
Monte o seu Próprio Passeio

Nenhum produto foi encontrado para a sua seleção.